Todo início de ano é a mesma coisa. Fazemos diversas promessas, planos e projetos e nos comprometemos a iniciar uma nova vida. No entanto, os dias vão se passando e as promessas de estudar mais, fazer um regime, mudar de emprego, comprar um carro novo, entre tantos outras, vão ficando pra trás... sem serem cumpridas.
Para quem está ou pretende entrar no mercado de trabalho há uma reflexão que deve ser feita não apenas no início do ano, mas a cada dia - estudar e atualizar, estudar e atualizar e estudar e atualizar. Com a globalização, profissionais migram de um lugar para outro com muita constância e as exigências do mercado estão cada vez maiores. As empresas procuram profissionais dinâmicos, com competências técnicas e relacionais bem desenvolvidas. Profissionais que migram dos grandes centros para o interior, trazem em sua bagagem profissional as vivências, experiências e competências desenvolvidas em campo ou em diversos cursos que fizeram para sobreviverem num mercado altamente competitivo em que viviam. São profissionais que buscam novas oportunidades e que oferecem um diferencial em seus currículos para as empresas do interior do Brasil, tão carentes de mão de obra qualificada.
Essa situação provoca a necessidade dos trabalhadores locais buscarem urgentemente melhorar sua qualificação, ampliando seus conhecimentos, habilidades e atitudes para se manterem empregáveis no novo cenário. Não que a necessidade não existisse, mas por estar agora evidenciada pela oferta de um profissional melhor qualificado, concorrendo às mesmas vagas.
Não existe mais oportunidades de bons empregos apenas nos grandes centros. O mercado oferece oportunidades em todos os setores e por todo o Brasil. Alguns municípios do interior brasileiro estão experimentando um alto índice de desenvolvimento, demandando mão de obra qualificada, tendo muitas vezes que importar essa mão de obra.
Portanto, não perca mais tempo e fique apenas nas promessas, procure um bom curso para aprender novas competências ou atualize-se naquilo que já faz. Os cursos técnicos são sempre uma ótima opção, mas se quer algo mais rápido ou com menor tempo de execução faça cursos de curta duração que agreguem valor ao seu trabalho.
Boa sorte e que o ano de 2011 lhe traga boas novas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário