quinta-feira, 6 de outubro de 2011
O café como ferramenta gerencial
Achei esse texto muito interessante na época e, revendo meus arquivos encontrei e achei interessante replicar aqui. Pegue uma xícara de café e "deguste" o texto abaixo.
"O Café Como Ferramenta Gerencial
Fevereiro 7, 2010
Uma das melhores ferramentas gerenciais no seu leque de opções pode ser uma xícara de café. A simples iniciativa de convidar alguém para um café lhe dá uma oportunidade de sentar com esta pessoa, ouví-la e aprender. Entre outras coisas, este tipo de bate-papo pode ser uma motivação poderosa para o funcionário. Ela também pode prevenir situações de conflito e agressividade. No final das contas, compartilhar um simples momento num café lhe dá uma chance única de acessar importantes informações sobre você mesmo, seu funcionário, sua empresa e até sobre seus concorrentes.
Tomando Um Café com seus Funcionários
Você tem reuniões regulares com cada um dos seus funcionários-chave (seus subordinados diretos)? Essas reuniões semanais são interrompidas frequentemente porque ambos são super ocupados e alguém sempre tem um “incêndio” que precisa de um dos dois para apagá-lo? Você já sentiu que poderia fazer mais se contasse apenas com uma meia hora sem interrupções? Saia já de sua sala e leve a outra pessoa para tomar fora um cafezinho!
Numa empresa em que trabalhei havia uma cafeteria na loja de material de construção ao lado e outra num hipermercado em frente. Outra opção era o shopping próximo. Um gerente que conheci, entretanto, gostava mesmo era de se esgueirar no refeitorio da própria empresa. Ele “comprava” um café para a pessoa com a qual se encontrava, sentavam-se numa das mesas disponíveis e conversavam. Sem telefones, sem celulares e sem blackberries.
Café Nem Sempre É Café
“Tomar um café juntos” não envolve necessariamente café. Se você, ou a pessoa com a qual você etá se encontrando, não curte um cafezinho, ou apenas quer dar um tempo à tanta cafeína, existe um monte de opções. Chá e chocolate são um par de outras alternativas que me vem à mente (inclusive, em vários países, o chá pode ser a alternativa preferida). Entretanto, a questão não tem que parar por aí. O ponto principal é se afastar das distrações por um curto período de tempo, portanto a bebida em si não é crucial. Uma água engarrafada pode se encaixar. Hidrotônicos, sucos de frutas e refrigerantes são todos bem-vindos. Tenha em conta que precisa ser algo relativamente barato, que possa ser servido rapidamente e com o qual você possa se demorar enquanto conversa.
Ouça. Realmente Ouça.
Lembre-se que a razão pela qual você está tendo este bate-papo na cafeteria – ao invés da sua sala – é para aprender algo com a outra pessoa. Pode ser que você queira que ela repasse todo o problemático relatório sem interrupções. Pode ser que você queira ouvir suas idéias sobre o novo produto ou sobre como corrigir o antigo. E por aí vai… Mas não se esqueça que, tão importante quanto checar a temperatura do café, é checar a da pessoas que está com você, descobrindo se está estressada e o porquê. O principal ponto nisso tudo é que você precisa manter a boca fechada e os ouvidos bem abertos.
É claro que ouvir é muito mais do que apenas deixar a outra pessoa falar. Você tem que focar sua inteira atenção naquilo que o outro está dizendo. Lembre-se que você saiu da empresa para se afastar das distrações que lá existem, portanto não se distraia aqui permitindo sua mente perambular a esmo. Escutar ativamente significa também ocasionalmente repetir de volta uma afirmação dela para mostrar que você está ouvindo e para encorajá-la a continuar falando. Os japoneses tem até mesmo uma palavra para isso: aizuchi.
Em Suma
Um intervalo para um café lhe dá chance de se afastar de distrações e interrupções.
Café, chá, refrigerente ou água: a bebida não importa.
Pegue uma bebida que seja barata e rápida, mas com a qual você possa se demorar.
Celulares e blackberries devem ser desligados ou, ao menos, ignorados.
Escute ativamente a outra pessoa. Este é o objetivo desta rápida escapada.
E à propósito, quer tomar um café e saber sobre os beneficios do Coaching Executivo na sua carreira ou na do seu time na organização em que trabalha?
Conte comigo,
Pablo"
https://room4d.wordpress.com/2010/02/07/o-cafe-como-ferramenta-gerencial/
O Café Como Ferramenta Gerencial
O cafezinho nas empresas sempre foi um momento e/ou o local onde as pessoas conversam de forma mais informal. Normalmente é nesse local e/ou momento que elas se distanciam um pouco da formalidade e emitem as opiniões pessoais acerca de diversos assuntos, internos ou externos. Os gestores podem analisar esse momento de duas formas: 1 – Perda de Tempo ou 2 – Oportunidade.
Eu acredito que a opção 2 (oportunidade) seja a mais correta, visto que se o gestor aproveitar do momento de descontração no cafezinho e se aproximar mais de seus liderados, com certeza poderá avaliar ali as verdadeiras opiniões acerca do está acontecendo na empresa, verificar como estão sentindo o clima organizacional ou como estão se posicionando a respeito dos processos internos. É, em minha opinião, uma grande oportunidade de derrubar barreiras e promover a interação entre todos os níveis hierárquicos, já que no café, teoricamente, todos são iguais. O administrador moderno utiliza o café como mais uma ferramenta administrativa, onde em muitas oportunidades ele mesmo “planta” um assunto de interesse da empresa, para verificar o impacto que produzirá num determinado grupo. Acima de tudo, ele aproveita as oportunidades no café para ouvir o que se passa e analisar como ele deve se posicionar acerca do que acontece nos bastidores da empresa e que é veiculado na “rádio peão”…
Posted by Kilderson Cândido Faria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário